Tanuki " O texugo travesso"

26/05/2011 17:06

 

 

O Tanuki faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos. Ele é uma criatura mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.

Tem como principal característica a predileção por sake e é freqüentemente retratado, com uma garrafa em uma mão e uma nota promissória na outra - uma conta que ele nunca paga - e sempre usando chapéu. Tem uma barriga enorme e vive sentado sobre seus testículos gigantesco. Até hoje suas estátuas podem ser vistas especialmente do lado de fora de restaurantes e bares japoneses para atrair clientes.

Nas lendas mais antigas, a identificação do Tanuki era incerta. Era referido à animais como itachi (doninha), ten (marta), musasabi (esquilo voador) ou o próprio Tanuki. Uma definição mais precisa do termo ”Tanuki” ocorreu a partir da Era Edo (1603–1868), quando acabaram por identificá-lo com o texugo japonês.

O Tanuki na verdade é um animal brincalhão, suas ações poderiam ser consideradas divertidas, ao invés de cruéis como as lendas da raposa "Kitsune".

A principal crença em torno do Tanuki é a sua capacidade de mudar de forma, transformando-se, na maior parte dos casos, em homens. Contudo, o Tanuki, geralmente, não obtém tanto sucesso na execução de seus planos, como ocorre com as Kitsunes. Como exemplo, acredita-se que por gostar tanto de sake, ao sentir seu cheiro, o Tanuki esquece-se de seu disfarce e levanta o rabo, revelando sua  verdadeira identidade.

 

Algumas lendas:

Uma de suas histórias mais conhecidas é Bunbuku Chagama (“Chaleira que espalha felicidade”), na qual um Tanuki liberto de uma armadilha retribui a gentileza a seu salvador.

A história popular, Kachi Kachi Yama “A montanha kachikachi”, constitui um dos raros exemplos em que se enfatiza o lado cruel do Tanuki, que serve a um homem, uma sopa feita com o corpo da esposa deste. Este aspecto cruel estaria relacionado com a origem de sua lenda que provém da China. Os japoneses cultivam o lado mais traquino do Tanuki, ignorando o lado cruel das lendas, também por ser poucas lenda que retratam o Tanuki "cruel".

 

 

O Tanuki também aparece em muitas expressões da língua japonesa, como Tanuki Oyaji (velho astuto), Tanuki Neiri (sono fingido), por conta do costume desses animais de fingir-se de morto ou adormecido quando surpreendido.

 

 

Tanuki "A Imagem da sorte":

Acredita-se que a imagem do Tanuki traz sorte em 8 oito ou nove áreas diferentes: O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção; Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”; O rosto apresenta um sorriso “sincero amigável”; A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação; O Tokkuri representa "graça pessoal"; A nota promissória representa “confiança”; o saco de dinheiro, “fortuna econômica"; o rabo sugere que a sorte vem de ficar em “ firme e orgulhoso” e por último os testículos que representa a “fertilidade”.

 

Fonte:Mundo Nipo