Abelha, Borboleta, Libélula e Joaninha

04/05/2011 15:26

Abelha

     Na linguagem hieroglífica do Egito, a figura da abelha estava relacionada com atributos da realeza, em parte por causa da organização de tipo monárquico da sociedade desses insetos, e mais especialmente por causa das idéias implícitas de indústria, atividade criativa e riqueza que estão associadas à produção do mel. Na Grécia antiga, as abelhas eram símbolos do trabalho e da obediência. Nos ensinamentos órficos, as almas eram representadas por abelhas, não apenas pela sua associação com o mel (produto divino), mas principalmente porque elas migram em enxames. Considerava-se também que as almas emanavam da Unidade Divina em grupos parecidos a enxames. No simbolismo cristão, as abelhas são emblemas de eloqüência e diligência no trabalho; nas tradições hindo-arianas e islamíticas, conservam a mesma significação espiritual da tradição órfica (relativo a Orfeu, deus grego).

 

 

Borboleta
 

    Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma.Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.


    Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam “borboleta” e “longevidade”.

 

Libélula

    A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.

    Libélula foi um dia um Dragão com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas suas asas. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito que trouxe ao nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Toda via, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma  para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio adquirindo a forma que tem hoje, de Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pode mais retornar à sua forma primordial. ( Jamie Sams & David Carson. “ Cartas Xamânicas” )

 

Joaninha

A tatuagem de joaninha pode ter significado de proteção, felicidade, sorte, amor, amizade e boas ações realizadas.

De acordo com o folclore europeu e a simbologia cristã, durante a Idade Média, insetos estavam destruindo as plantações. Então, os fazendeiros católicos rezaram para Virgem Maria pedindo ajuda. Logo as joaninhas vieram e devoraram as pragas que destruíam as plantas e salvaram as plantações. Os fazendeiros as chamaram de “the beetles of Our Lady” ou “os besouros de
Nossa Senhora” e, eventualmente, elas ficaram conhecidas como “lady beetles” e, depois, “ladybugs”, como são chamadas atualmente em inglês. As asas vermelhas da joaninha representam a capa da Virgem Maria, e os pontos pretos suas alegrias e sofrimento. Porém, mesmo que possam ter significado religioso, tatuagens de joaninhas normalmente não estão ligadas à religião, e sim no meio de jardins ou outros insetos benignos e coloridos ou, ainda, isoladas.

Na cultura chinesa, as joaninhas representam sorte. A lenda diz que se uma joaninha pousar em uma pessoa, o amor verdadeiro irá aparecer em seu caminho. O número de pintas desta joaninha indica quantos meses irá levar para que esta pessoa encontre este amor.

A joaninha é símbolo de amizade por equilibrar os jardins e, assim, trabalhar em harmonia com a natureza.