História do Piercing

21/03/2011 16:35

   

 Piercing, assim como a tatuagem, é uma forma de modificar o corpo humano. No piercing, normalmente fura-se a pele a fim de introduzir peças de metal esterilizadas.

    O piercing é utilizado por diversos povos. Os papues da Nova-Guiné, por exemplo, centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Já os kayapós, perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe kayapó tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimônias particulares, diferenciando-se dos seus congeneres.

    Para os esquimós do Alaska, o piercing do lábio significa o momento da transição para o mundo adulto e significa que a criança se tornou um caçador.

    Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas.

    O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné.

    Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real. Os antigos maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Alargadores

O hábito de esticar orelhas e lábios tem as mais variadas origens em vários lados do mundo, mas pode ter começado ainda no Egito antes do início da escrita.

 

No Brasil, os índios Waurá, Caiapós e Botocudos tem em suas orelhas e lábios estes importantes adornos de suas culturas. Caiapós e Botocudos acreditam que estes adornos podem ajudar a ouvir e falar melhor. Hoje na África,algumas tribos ainda fazem uso de grandes lip plates.

 

Tribos de diversos locais sempre apostaram na ‘beleza’ dos alargadores

 

 

Métodos:

Nas tribos indígenas, são usadas peças de madeira ou bambu para fazer os furos e as dilatações dos plugs, mas aqui no mundo moderno, há duas formas de serem feitas: através de pinos de inserção, ou por meio do scalp.

 

Com o pino de inserção usam-se pinos em formato cônico que passam através do furo dilatando-o. É um método que permite aumentos não muito grandes, pois a pele pode romper-se.

 

O Scalp permite que se possa aumentar mais,com o uso de um bisturi é feito um corte que permite que a pele tenha mais liberdade para ser esticada. Há também o dermal punch,que é utilizado para aumento de cartilagens das orelhas podendo-se assim colocar grandes jóias.