Maori

04/05/2011 14:10

 

 

 

 

 

 

As Tatuagens para os Maoris têm um significado de status e da história da família e tribo. Tradicionalmente são feitas à partir da puberdade, e no rosto principalmente no queixo de mulheres e no braço dos homens. Algumas outras partes do corpo também são tatuadas, mas em pequena escala.

A tatuagem  maori, ou Moko, são feitas  com uma espécie de ancinho com uma agulha chamada uhi feita de ossos de albatroz que é percutido com um pequeno martelo aplicando a tinta vegetal na pele.

O Moko além da pigmentação apresenta relevo, resultado do corte feito para introduzir o pigmento.

 

 

As ilhas Polinésias (que incluem Samoa, Ilhas Cook, Ilha de Páscoa, Tonga, Polinésia Francesa, Tahiti, e Havaí, entre outras), chamaram a atenção do mundo em geral. Muitos dos desenhos de tatuagem polinésia, que são populares hoje, ganharam estima por causa de sua tradução simbólica, a história que eles contam e seus significados:

Círculo: O círculo de vida que inclui o percurso da vida em curso, sem começo e sem fim.

Coração: Indica equilíbrio emocional, amor, generosidade e compaixão.

Golfinho: um espírito livre. Um símbolo de proteção. Revela afinidade para a natureza, principalmente o mar.

Rabo de Baleia: Outro símbolo de proteção, força, sensibilidade. Demonstra empatia para questões conservadoras.

Tiki: é um Deus, que na maioria das vezes é retratado com os olhos fechados.

Conchas: Conchas representam a riqueza da cultura polinésia, muito provavelmente porque foram utilizadas como um tipo de moeda.

Tubarões dentes: Tatuagens de tubarões “dentes denotam proteção”

Tubarões: eram animais sagrados. Poderosos, tatuagens de tubarões polinésios eram muitas vezes usados como uma proteção contra inimigos.

Tartarugas: Simbolizavam fertilidade e vida longa.

Gecko: é uma espécie de lagartixa com supostos poderes sobrenaturais, e é visto pelos polinésios com medo e temor. Existem rumores de que, se um gecko verde der uma gargalhada (forma de som emitido) é um terrível presságio de doença e de má sorte.

 

 

tatuagem-tatoo (11)