Dragões Orientais

09/05/2011 15:00

    O dragão Asiático, ao contrário da sua contraparte européia, não era geralmente uma criatura perversa. Dragões orientais na maior parte viviam pacificamente com mortais. Junto com o Unicórnio, a Fênix e a Tartaruga, era considerado um dos quatro primeiros animais que ajudaram na criação do mundo. O dragão não tinha rivais em sabedoria e em poder para conceder bênção. O imperador da China era suposto  descendente de um dragão e ter dragões à seu serviço.

Chien-Tang

 

O dragão Chien-Tang controla todos os outros dragões, seu sangue é vermelho, tem 900 metros de extensão e possui uma juba flamejante.
 

 

 

Dragão Chinês Lung

    O dragão chinês Lung, ou dragão imperial, representa a masculinidade e segmentos Yang, foi também o ícone da Família Imperial Chinesa, sendo ainda hoje relacionado ao poder do imperador da China. A imagem de Lung é muitas vezes encontrada em construções e bandeiras. Segundo o povo chinês, o dragão é o governador de todo o Cosmo, e representante da longevidade e prosperidade. Os dragões têm cinco patas e geralmente não ostentam uma pérola em sua boca, em baixo do queixo ou em baixo de suas garras. A pérola fortalece o dragão e o permite ganhar os céus.

    Os dragões preto ou azul, habitam as profundezas do oceano, ou na caverna o grande rio e guardam as pérolas dentro de sua garganta. As cores podem variar, alguns variam entre o verde e o dourado, já o Chiao, possui listras no dorso nas cores branca e verde, sua barriga é vermelha e, entre a barriga e as costas, apresenta um tom amarelado. O dragão é formado por: crânio semelhante a um camelo, chifres de Cervo, olhos de coelhos, orelhas de touros, barriga de sapo, escamas de carpas, patas de tigres e garras de águias. Para tactear os lagos frequentados pelos dragões, usavam seus grandes pares de dentes caninos. Os orientais contam com cento e dezessete escamas, sendo oitenta e uma yang e trinta e seis Yin, determinando assim o seu caráter.

    Reza a lenda que os dragões têm nove crias, cada uma delas com personalidades distintas: a imprudência é a característica do dragão Haoxian; Yazi é belicoso e valente, por vezes sua imagem é empregada em armas; Bixi, não gosta de ficar só; Quiniu, grande apreciador de melodias, muitas vezes grafados em instrumentos musicais, sobretudo os de cordas; Chiwen, sempre a olhar para o horizonte; Suanmi, gosta muito de fogo, por isto, pode ser visto em queimadores de incensos; Pulao, aprecia um bom rugido e faz parte da decoração de sinos; Jiaotu, sempre enrolado em seu corpo, muitas vezes é usado em portas. Mesmo benevolente, o dragão enfurecido pode causar catástrofes naturais e eclipse.
 

 

 

Futs-lung

O dragão Futs lung é o controlador que protege as pedras preciosas, metais do planeta e outros tesouros do planeta, ocultos em cavernas subterrâneas. Geralmente não inteferem na vida do homem e têm uma personalidade estrovertida.
 

 

 

 

Shen-lung
 

Dragão criador do vento e da chuva, considerado um dragão espiritual celeste, mastro das tormentas. O Shen-Lung é o dragão espiritual de cinco garras, é benevolente e conhecido como o pulmão imperial.

 

 

Tien-lung

Dragão responsável pela proteção dos palácios dos deuses, considerado um dragão celestial, guarda os que suportam o firmamento.

 

Ti-lung
 

Trata-se do dragão da terra e dos rios, é o controlador das águas do planeta. No outono o Ti-lung vive no mar e na primavera, habita os céus.



 

 

Ki-rin

Aos machos dão-se o nome de Ki e às fêmeas rin. Depois do dragão de Hou-uo, a besta da prosperidade Ki-rin é a criatura espiritual mais adorada. Ki-rin tem o tamanho de um veado, mas possui membros de cavalo e cauda de boi. Sua cabeça assemelha-se a de um lobo, na cabeça do macho, encontra-se um chifre. O Ki-rin representa a paz e a prosperidade, pois pode viver até 2.000 anos. O Ki-rin tem muito apreço pela natureza, sendo incapaz de fazer mau aos animais ou plantas. Entretanto, para se proteger, o Ki-rin transforma-se em um ser arisco e lança chamas pela boca. Encontram-se Ki-rin nos paises cujos o reinados prezam pela benevolência.

 

 

Ouryu 

    Destina-se o nome de Ouryu, ou Peixe Sagrado, à um dragão com asas de fogo. Passados 500 anos de existência, o cria chifres sendo nomeado Kakuryu. 2.000 anos depois o então Kakuryu transforma-se em Ouryu. Segundo descrções, os imperadores solicitavam boas ações, realizadas por Ouryu.
 

 

 

Peixe-dragão

    Acredita-se que alguns dragões nasceram como carpas, que após a subida do rio, saltando com muita habilidade, transformaram-se em peixes-dragão. após atravessar o portal  começa a crescer um chifre em sua cabeça e espigões em torno de seu rosto. Suas nadadeiras são eretas com cheio de força e transformar seu corpo de ouro e brilhantes.