Leão & Tigre

25/05/2011 17:38

 Leão

    O Leão é um símbolo antigo que foi incorporado na religião e na mitologia de inúmeras culturas e civilizações desde os tempos mais remotos em todo o Oriente Médio, Índia, na África e no Mediterrâneo. Leões já habitaram o antingo sul da Europa. A influência do poder do simbolismo do Leão pode ser visto na sua representação na arte e mitologia chinesa e japonesa.

 

O Leão foi muitas vezes usado como um símbolo da realeza, em muitas culturas era considerado o "rei dos animais". No início do cristianismo, como Jesus foi visto como o "Rei dos Reis", ele era freqüentemente representado por um leão e um leão era o símbolo de São Marcos. O Leão é muitas vezes mencionado na Bíblia e no momento em que estabelece um Leão com um cordeiro é visto como o início de uma nova era. O Leão ou Leo, é um dos doze signos do zodíaco e representa o sol.

 

Leões de pedra podem ser encontradas em templos e edifícios arquitectónicos importantes envolvendo o Mediterrâneo, desde a Assíria ao Egito, a Babilônia, da Grécia a Roma. Nas culturas africanas o Leão era um símbolo poderoso de muitos mitos da criação, tanto como criador e destruidor, e em algumas culturas, o Leão teve grande importância nos ritos de passagens para o homem se tornar um guerreiro completo matando um leão sozinho. Mas em muitas fábulas africanas o Leão é muitas vezes descrito como uma criatura, vaidosa e arrogante, que está muitas vezes logrado por pequenas criaturas mais inteligentes.

 

O leão simboliza o poder divino e solar, a autoridade real, vitória, coragem, orgulho, nobreza, força, astúcia (na mitologia grega, Hércules é conhecido por ter a força de dez leões e usava uma capa de Leão), justiça, coragem, protecção e a lei do justo e as imagens do Leão têm sido muito utilizados para proteger um terreno sagrado. A tatuagem do leão pode representar alguns aspectos dessas qualidades é portador do Leão é visto como um guardião, poderoso e protetor.


 
 
 

Tigre

 

 

    O Tigre é um símbolo muito utilizados em toda a Ásia em muitas culturas e há muito tempo tem sido uma constante nas tatuagem indígenas da Índia, Birmânia, Tailândia, Camboja, Indonésia, Malásia, China e Japão. Os tigres são associados com o poder, ferocidade, paixão, sensualidade, beleza, velocidade, crueldade e ira. A aparência de um tigre em um sonho pode ser sinal de que um novo poder ou a paixão pode despertar dentro de você.

 


 

Na Ásia, o tigre está associada com a força e o poder dos reis, uma posição semelhante à do Leão no Oriente Médio e Europa.

 

Os sul-coreanos chamam de tigre o 'Rei dos Animais". No hinduísmo, a deusa Shiva, em seu aspecto destruidor, é retratada vestindo uma pele de tigre e montando um tigre. O tigre é geralmente visto como um símbolo de poder e força, mas também de destruição e violência. O tigre pode ser um símbolo da vida e da morte, o mal e o mal do poder sem sentido ou destrutivo. Na China, imagens de tigre são usados como amuletos para afastar o mal. Tigres de pedra são comunmente utilizados como guardas de protecção exterior dos edifícios e casas. Na época da dinastia Chou, imagens de tigres foram pendurados nas salas de mulheres grávidas para proteger o feto. Em algumas áreas, os tigres são pensados para punir os pecadores, em nome de um ser supremo, atacando-os.

 

Algumas culturas asiáticas têm histórias sobre homens-tigre, as pessoas que podem se transformar em tigres, bem como os lobisomens visto em filmes de terror. De acordo com suas lendas, os tibetanos e Na-hsi da província de Yunnan, na China, descendem de tigres.